PROCESSO SELETIVO 2012 . mestrado e doutorado em design . UNESP

No período de 19 a 30 de setembro de 2011, estarão abertas às inscrições para seleção de aluno regular junto ao Programa de Pós-graduação em DESIGN, nível Mestrado e Doutorado, para ingresso no ano letivo de 2012.

Área de Concentração:
Desenho de Produto
Linhas de pesquisa:
Ergonomia  
Planejamento de Produto

São 15 vagas para o MESTRADO e 4 vagas para o DOUTORADO.
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet. Para inscrever-se o candidato deverá acessar o site http://www.faac.unesp.br/posgraduacao/design/selecao2012.php, localizar o link correlato à inscrição para aluno regular de pós-graduação, e deverá preencher a ficha de inscrição a ser enviada pela internet.

FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAÇÃO
Edital nº 01/11 – DTA/SPG/FAAC



A Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – UNESP, Campus de Bauru, torna público que no período de 19 a 30 de setembro de 2011, estarão abertas às inscrições para seleção de aluno regular junto ao Programa de Pós-graduação em Design, nível Mestrado e Doutorado, para ingresso no ano letivo de 2012.

Área de Concentração: Desenho de Produto.
Linhas de pesquisa: Ergonomia e Planejamento de Produto.

VAGAS:
Mestrado: 15 vagas
Doutorado: 04 vagas

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet. Para inscrever-se o candidato deverá acessar o site: http://www.faac.unesp.br/posgraduacao/design/ localizar o link correlato à inscrição para aluno regular de pós-graduação, com início às 00h00 do dia 19 de setembro e término às 23h59 do dia 30 de setembro 2011 e deverá preencher a ficha de inscrição a ser enviada pela internet.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet. Para inscrever-se o candidato deverá acessar o site: http://www.faac.unesp.br/posgraduacao/design/ localizar o link correlato à inscrição para aluno regular de pós-graduação, com início às 00h00 do dia 19 de setembro e término às 23h59 do dia 30 de setembro 2011 e deverá preencher a ficha de inscrição a ser enviada pela internet.

O deferimento da inscrição está condicionado ao encaminhamento dos documentos relacionados no item “documentos para inscrição”, via Correios (exclusivamente por meio de SEDEX) ou entregues diretamente na Seção Técnica de Pós-graduação, devidamente
acondicionados em envelope identificado.

No caso de envio dos documentos pelos Correios, será considerada como última data  postagem o dia 30 de setembro de 2011. As inscrições cujos documentos forem postados após 30 de setembro de 2011 estarão automaticamente indeferidas. No caso da entrega dos documentos na Seção Técnica de Pós-graduação, o horário será das 08h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h00 e a data limite para recebimento será o dia 30 de setembro de 2011, sendo que não será recebida qualquer documentação, via balcão, após esta data. No dia 13 de outubro de 2011 será divulgada a relação de candidatos com inscrições indeferidas.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 46,00 (quarenta e seis Reais), deve ser recolhida por meio de Depósito Identificado ou Doc. Eletrônico em nome de:

UNESP – BAURU – FAAC
CGC. 48031918/0029-25
Banco do Brasil
Banco nº 0001
Agência 6533-1
Conta Corrente nº 130113-6.

No caso de não aprovação no processo seletivo, os candidatos deverão retirar os documentos, entregues no ato da inscrição, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data da divulgação do resultado final. Decorrido esse prazo, os documentos serão inutilizados pela Seção Técnica de Pós-graduação.

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Documentos Pessoais: cópia da Cédula de Identidade (RG), cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), cópia do comprovante de quitação do Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino), cópia do Título de Eleitor, cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, cópia do Diploma de Graduação para o nível Mestrado ou cópia do Diploma do Título de Mestre para o nível Doutorado e respectivos Históricos Escolares, uma fotografia recente tamanho 3x4 cm, cópia ou original do comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 46,00 (quarenta e seis reais).

Currículo Lattes: devidamente documentado (http://lattes.cnpq.br). Os itens do Currículo Lattes sem cópia dos documentos comprobatórios das atividades não serão considerados na análise. Todas as cópias dos documentos comprobatórios deverão estar ordenados e numerados segundo a seqüência de cada um dos itens correspondentes ao Currículo Lattes. Não serão considerados os documentos comprobatórios fora desta determinação.

Plano e Projeto de Pesquisa (vide modelos): a ser apresentado de acordo com uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Design e cujo tema esteja alinhado aos projetos de pesquisa dos docentes credenciados no curso de Mestrado e Doutorado, respectivamente, conforme disponível no site: http://www.faac.unesp.br/posgraduacao/design. O Plano de Pesquisa (Mestrado) ou Projeto de Pesquisa (Doutorado) que não estiver de acordo com o modelo disponibilizado, serão automaticamente desconsiderados.

No ato da inscrição os documentos devem estar encadernados, em espiral, na seguinte seqüência: Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br); cópia da documentação comprobatória, devidamente ordenada e numerada, conforme cada um dos itens correspondentes no referido currículo; Plano de Pesquisa (Mestrado) ou Projeto de Pesquisa (Doutorado).
CRONOGRAMA

I - Análise do Currículo Lattes documentado (caráter eliminatório): de 17 a 28/10/2011. Para os candidatos ao curso de Doutorado, será valorizada prioritariamente a produção científica.

II - Análise do Plano de Pesquisa (Mestrado) e Projeto de Pesquisa (Doutorado) (caráter
eliminatório): de 31/10 a 11/11/2011. Data da divulgação dos candidatos convocados para a prova escrita: 11/11/2011.

III - Prova escrita (caráter eliminatório - nota mínima sete (7,0)). A prova escrita dissertativa versará sobre um tema ligado à Teoria do Design e correlacionada ao plano de pesquisa ou projeto de pesquisa do candidato.
Data e horário da prova escrita: 18/11/2011, das 14 às 17h00.
Data da divulgação do resultado da prova escrita: 25/11/2011.

IV - Entrevista (caráter eliminatório). Os candidatos serão entrevistados por docentes do Programa de Pós-graduação, de acordo com a linha de pesquisa relacionada ao Plano de Pesquisa ou Projeto de Pesquisa. Não será conferido grau numérico à entrevista, mas exclusivamente os conceitos: Aprovado ou Reprovado.

Data da divulgação dos candidatos convocados para a entrevista: 25/11/2011.
Período das entrevistas: 28/11 a 02/12/2011

V - Resultado final: em função do aceite do(a) orientador(a).
Data da divulgação do resultado final: até 16/12/2011.

VI - Exame de Proficiência em Língua Estrangeira. Os candidatos aprovados no processo de seleção deverão submeter-se ao Exame de Proficiência em Língua Estrangeira. No curso de Mestrado, os candidatos devem fazer a opção pelos idiomas: Inglês ou Espanhol, enquanto que para o curso de Doutorado as opções de idiomas são: Inglês, Francês, Alemão ou Italiano. A língua utilizada no Exame de Proficiência no curso de Mestrado do candidato NÃO poderá ser utilizada para o curso de Doutorado. Os exames de proficiência em língua estrangeira, realizados por instituições credenciadas pelos órgãos competentes, poderão ser aceitos pelo Programa de Pós-graduação em Design desde que dentro do prazo de validade destes exames e a critério do Conselho do Programa.
Data da realização do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira: 16/03/2012.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo Edgard Blücher, 2000.
IIDA, Itiro. Ergonomia - projeto e produção. 2ª edição. São Paulo Ed. Edgar Blücher Ltda, 2005.
LÖBACH, Bernd. Desenho industrial. Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo. Editora Edgar Blücher Ltda, 2001.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22ª edição. São Paulo.
Editora Cortez, 2002.
COLOMB, Gregory G., WILLIAMS, J. Mark G., BOOTH, Wayne C. A Arte da Pesquisa, 3ª. Edição São Paulo. Editora Martins Editora, 2005.
HOLLIS, Richard, Design Gráfico - Uma Historia Concisa. Martins Fontes, 2001.

MATRÍCULA

Terá direito à matrícula o candidato aprovado no processo seletivo desde que classificado dentro do número de vagas oferecidas e formalmente aceito por um orientador credenciado junto aos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação. O referido candidato deverá efetuar a matrícula nos dias estabelecidos pelo Calendário Escolar do ano letivo de 2012 e, conforme orientação da Seção Técnica de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, munido de documentos pessoais. Caso não efetue a matrícula nas datas estipuladas, terá a vaga cancelada automaticamente.

ENDEREÇO PARA ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

A documentação deverá ser enviada para:
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação
Programa de Pós-graduação em Design – Seleção 2012
Seção Técnica de Pós-graduação
Av. Engº. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01
Vargem Limpa
Bauru – SP
CEP. 17.033-360

ACESSO A LINKS

http://portal-sistema.unesp.br (Requerimento para inscrição on-line)
http://lattes.cnpq.br
Modelo do Plano de Pesquisa (Mestrado)
Modelo de Projeto de Pesquisa (Doutorado)

CONTATO
Seção Técnica de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação
Home Page: http://www.faac.unesp.br/estruturaorg/secao_posgraduacao.php
Endereço Eletrônico (E-mail): spg@faac.unesp.br ou pg@faac.unesp.br
Telefones: (14) 3103-6057 ou (14) 3103-6157
(Processo nº 1212/45/01/11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário