UEM . Pesquisa e Desenvolvimento

Nesta página estão dispostas as pesquisas desenvolvidas por docentes do curso de Design da UEM (algumas incluem o desenvolvimento de produtos).



USABILIDADE DE EMBALAGENS DE MEDICAMENTO
Esta pesquisa está sendo desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Design, linha de pesquisa em Ergonomia, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", nível Doutorado, sob orientação do Prof. Dr. João Eduardo Guarnetti dos Santos e co-orientação do Prof. Dr. Luis Carlos Paschoarelli. É cadastrada na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá sob número 2584/2010-PPG, na Diretoria de Extensão da UEM sob número 5127/2011-DEX, e foi aprovada pelo Comitê Permanente de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da UEM, segundo edtial 004/2010-COPEP.
Período: 2010-2013

O número de idosos vem crescendo nos últimos anos, e vem aumentando proporcionalmente o consumo de medicamentos por eles, demonstrando a necessidade de avaliar se as embalagens destes medicamentos são adequadas aos idosos, pois estudos anteriores comprovaram que muitas apresentam diversos problemas, como seu formato e informações. Por este motivo, é importante conhecer primeiramente o processo de envelhecimento e as habilidades e dificuldades dos idosos no manuseio de embalagens, pois muitas destas dificuldades podem ser causadas por problemas funcionais nas mãos, como artrite. Desse modo, o objetivo deste projeto é analisar quais os principais problemas relacionados ao uso de embalagens por idosos das regiões Centro à Noroeste do Paraná, e propor novas embalagens que atendam mais eficazmente às necessidades destes indivíduos. De modo a avaliar se as novas embalagens são eficazes, estas serão testadas juntamente com os indivíduos idosos das regiões citadas. Espera-se que as novas embalagens sejam mais seguras, eficientes e atendam às expectativas e necessidades do seu usuário. É importante informar que, embora os voluntários sejam de algumas regiões do Paraná, as novas embalagens poderão ser eficientes para o público de idosos como um todo.

TRABALHOS COMPLETOS PUBLICADOS

LUCIO, Cristina do Carmo; LUDESCHER, Naira Osti; VERGILIO, Renan Rocha; RAZZA, Bruno Montanari. Envelhecimento e o design universal: Aplicação dos critérios do Design Universal visando a compensação das limitações físicas impostas pela idade avançada. In: Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011, Lisboa. Anais do 6º CIPED. Lisboa, 2011. 

LUCIO, Cristina do Carmo; SILVA, Fernando Moreira; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Influência da senescência na percepção das cores: Aplicação do Design Ergonômico em Embalagens de Medicamentos. In: Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011, Lisboa. Anais do 6º CIPED. Lisboa, 2011.

LUCIO, Cristina do Carmo; SANTOS, João Eduardo Guarnetti; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Embalagens de Medicamentos para Indivíduos Idosos: Aspectos da Interface. In: Luis Carlos Paschoarelli, Marizilda dos Santos Menezes. (Org.). Design - Questões de Pesquisa. Rio de Janeiro: Rio Book's, 2010, v. 1, p. 71-81.

LUCIO, Cristina do Carmo; FERNANDES, Marciel de Oliveira; SANTOS, João Eduardo Guarnetti; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Uso de Embalagens de Medicamentos por Indivíduos Idosos - Estudo preliminar da percepção de uso. In: Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XVI ABERGO. Rio de Janeiro, 2010.

LUCIO, Cristina do Carmo; SANTOS, João Eduardo Guarnetti; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Influência dos Aspectos Cognitivos da Senescência na Interface de Uso de Embalagens de Medicamentos. In: Simpósio Internacional de Design Ergonômico e Interfaces Humano-Tecnologia, 2010, Bauru. Anais do III Simpósio Internacional de Design Ergonômico e Interfaces Humano-Tecnologia. Bauru, 2010. 

Sites relacionados
SBGG Sociedadade Brasileira de Geriatria e Gerontologia


ESTUDO ANTROPOMÉTRICO APLICADO AO VESTUÁRIO

Coordenação de projeto de pesquisa 9430/2007 desenvolvido no curso de Design de Produto da Universidade Estadual de Maringá, campus regional de Cianorte. Contou com a participação de mais 2 docentes (Bruno Montanari Razza eCarla Hidalgo Capelassi)  e 2 discentes.
Período: 2007-2010

No Brasil, há ainda uma grande carência de estudos sistemáticos das dimensões antropométricas da população geral, ou regional, para a confecção de vestuário, dificultando o estabelecimento de normas para este fim. As tabelas antropométricas disponíveis, apesar de relevantes, não são representativas de toda a população brasileira, mesmo localmente, devendo ser aplicadas com certa reserva. Desse modo, para que sejam aplicados dados antropométricos confiáveis, é importante conhecer as dimensões humanas da região geográfica a qual se pretende inserir determinado produto, que no caso do presente estudo, trata-se da cidade de Cianorte (PR), por ser considerada um importante pólo do vestuário. Há um vasto campo para pesquisa no setor de têxtil em Cianorte, devido às suas inúmeras indústrias do vestuário, facilitando o desenvolvimento de pesquisa antropométrica, com o objetivo de conseguir dados da população para confecção desses padrões para aplicação regional. O objetivo do presente projeto é, então, desenvolver uma pesquisa antropométrica com as mulheres adultas na cidade de Cianorte (PR), para posterior aplicação dos dados coletados na elaboração de parâmetros ergonômicos para a padronização regional de medidas para a confecção.

TRABALHOS COMPLETOS PUBLICADOS

BAZAN, Aline Aristedes; LUCIO, Cristina do Carmo; RAZZA, Bruno Montanari; TANABE, Alessandra Sumiko; CAPELASSI, Carla Hidalgo. Antropometria para a confecção - dados de Cianorte e região. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online), v. 20, p. 1, 2011. 

LUCIO, Cristina do Carmo; RAZZA, Bruno Montanari; CAPELASSI, Carla Hidalgo; TANABE, Alessandra Sumiko; BAZAN, Aline Aristedes. Dados antropométricos de indivíduos femininos adultos de Cianorte e região. In: Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia, 2011, Manaus. Anais do 11º ERGODESIGN. Manaus, 2011.  

TANABE, Alessandra Sumiko; BAZAN, Aline Aristedes; LUCIO, Cristina do Carmo; RAZZA, Bruno Montanari; CAPELASSI, Carla Hidalgo . Pesquisa Antropométrica Aplicada a Confecção de EPIs. In: Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produto, Informações, Ambiente Construído e Transporte, 2010, Rio de Janeiro. Anais do 10º ERGODESIGN. Rio de Janeiro, 2010. 

BAZAN, Aline Aristedes; LUCIO, Cristina do Carmo; RAZZA, Bruno Montanari; TANABE, Alessandra Sumiko; CAPELASSI, Carla Hidalgo. Antropometria para a confecção - dados de Cianorte e região. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2010, Bauru. Anais do XVII SIMPEP. Bauru, 2010.  

TRABALHOS RESUMIDOS PUBLICADOS

TANABE, Alessandra Sumiko; LUCIO, Cristina do Carmo; RAZZA, Bruno Montanari. Estudo Antropométrico Aplicado a Confecção de Acessórios e Peças do Vestuário. In: Semana Design de Produto UEM, 2009, Cianorte. Anais da IV Semana Design de Produto UEM. Cianorte, 2009. 

LUCIO, Cristina do Carmo; RAZZA, Bruno Montanari. Estudo antropométrico aplicado ao vestuário: uma revisão. In: 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. Anais do P&D Design 2008. São Paulo, 2008.  

CAPELASSI, Carla Hidalgo; LUCIO, Cristina do Carmo. Antropometria aplicada ao vestuário. In: Encontro Internacional de Produção Científica, 2007, Maringá. Anais do V EPCC. Maringá, 2007.



ACESSIBILIDADE E USABILIDADE DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES PARA PACIENTES OBESOS DA CIDADE DE BAURU (SP)

Projeto de pesquisa desenvolvido no Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Desenho Industrial, na linha de pesquisa Ergonomia,  na Unesp campus Bauru (SP). Financiamento: CAPES/PROPG Unesp. Esta pesquisa está vinculada ao projeto de pesquisa intitulado "Contribuições do Design Ergonômico na pesquisa e projeto de equipamentos para a reabilitação de pessoas com capacidades específicas". Para baixar, clique no título e digite a senha ARTIGOS quando solicitado (arquivo extenso - 8169 Kb).
Período: 2005-2007
A obesidade é uma doença grave e já é considerada uma epidemia mundial. Além dos problemas de saúde, as pessoas obesas também sofrem preconceitos e problemas de usabilidade e acessibilidade de produtos, como os equipamentos médico-hospitalares. Por esse motivo, é necessário conhecer sua real situação dos equipamentos para definir parâmetros projetuais visando a correta intervenção do Design Ergonômico no projeto de produtos mais adequados a indivíduos obesos.

TRABALHOS COMPLETOS PUBLICADOS
LUCIO, Cristina do Carmo; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Usabilidade e acessibilidade de equipamentos médico-hospitalares: um estudo de caso com pacientes obesos. In: Luis Carlos Paschoarelli, Marizilda dos Santos Menezes. (Org.). Design e ergonomia : aspectos tecnológicos. São Paulo: Editora UNESP, 2010, p. 11-31.

LUCIO, Cristina do Carmo; PASCHOARELLI, Luis Carlos; RAZZA, Bruno Montanari. Accessibility and Usability of Health Care Equipment for Obese Patients: a Case Study in a Brazilian Public Hospital. In: Human Factors and Ergonomics Society Annual Meeting, 2008, New York. Procceedings of 52nd HFES. New York, 2008. 

LUCIO, Cristina do Carmo; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Acessibilidade e usabilidade de equipamentos médico-hospitalares para pacientes obesos. Educação Gráfica (Bauru), v. Espec., p. 01-16, 2007.

LUCIO, Cristina do Carmo; PASCHOARELLI, Luis Carlos; RAZZA, Bruno Montanari. Análise sistemática e percepção de conforto de usuários obesos e profissionais da saúde sobre as condições ergonômicas de equipamentos médico-hospitalares. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2007, Bauru. Anais do XIV SIMPEP. Bauru, 2007.

RAZZA, Bruno Montanari; LUCIO, Cristina do Carmo; SILVA, José Carlos Plácido da; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Acessibilidade para obesos: problemas de acesso e uso de equipamentos por esse grupo de indivíduos. Assentamentos Humanos (Marília), v. 8, p. 67-73, 2006.

LUCIO, Cristina do Carmo; PASCHOARELLI, Luis Carlos; RAZZA, Bruno Montanari; SILVA, José Carlos Plácido da. Usabilidade de equipamentos médico-hospitalares destinados à população de obesos: uma revisão. In: P&D - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba. Anais do 7º P&D. Curitiba, 2006.  
LUCIO, Cristina do Carmo; PASCHOARELLI, Luis Carlos; RAZZA, Bruno Montanari. A importância do design universal aplicado a equipamentos médico-hospitalares: uma revisão. In: ABERGO - Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2006, Curitiba. Anais do 14º ABERGO. Curitiba, 2006.


Sites relacionados

Revistas indexadas
ISSN 03070565
2005: 4.482
Obesity including Social and Behavioral problems
Print ISSN 1930-7381 - Online ISSN 1930-739X
2005: 4.0
Print ISSN: 1467-7881 - Online ISSN: 1467-789X
ISSN 1871-403X
Print ISSN 0960-8923 - Online ISSN 1708-0428
2004: A internacional (CAPES: multidisciplinar, medicina III e saúde coletiva)

Bibliografia recomendada
HALPERN, A. Obesidade. São Paulo: Editora Contexto, 2000. 63 p.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Obesidade: Prevenindo e Controlando a Epidemia Global. São Paulo: Editora Roca, 2004. 276 p.



AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DO POSTO DE TRABALHO DOS BIBLIOTECÁRIOS DA UNESP DE BAURU (SP)

Avaliação ergonômica desenvolvida no Laboratório de Ergonomia e Interfaces, da FAAC-UNESP, sob coordenação do Prof. Dr. Luis Carlos Paschoarelli.
Período: 2006-2006

A avaliação em questão tem por objetivo verificar as condições de trabalho dos bibliotecários da Unesp, campus de Bauru-SP, concernentes ao atendimento de balcão, para posteriormente propor alternativas de melhoria.




Condições ocupacionais nos setores comerciais e de serviços: o design ergonômico contribuindo na qualidade de vida dos trabalhadores

Projeto de pesquisa desenvolvido no Laboratório de Ergonomia e Interfaces, da FAAC-UNESP, sob coordenação do Prof. Dr. Luis Carlos Paschoarelli.
Período: 2004-2005

As condições ocupacionais observadas no setor comercial e de serviços tem influenciado trabalhadores em diferentes condições sociais. Apesar do "status" social, os comerciários apresentam problemas posturais; já os catadores de materiais reciclados, além dos problemas sociais, enfrentam severas condições de trabalho. O objetivo desse projeto foi identificar esses problemas e as possibilidades de aplicar design ergonômico.